Foto: casa de Max Hablitzel: ndmais.com.br
ILHA DE SANTA CATARINA
TÃO LINDA, MUITO LINDA, MAIS QUE LINDA!
04.11.1995
A Ilha de Santa Catarina é abençoada por Deus e louvada pelos homens!
Florianópolis continua sendo uma cidade bonita, sempre interessante, bordeada pelo mar e coroada pela serra, sem esquecer das dunas e da Lagoa da Joaquina.
Os edifícios modernos da orla, os prédios antigos de sua origem açoriana, as prainhas verdes, a restinga, tudo compõe um conjunto diversificado mas bem integrado.
Tão bonito! O centro da cidade, com suas ruas de pedestres e os mercados e praças, tem vida e animação!
Fui a Florianópolis para uma reunião profissional e para dar uma palestra em evento estudantil. Fui cercado de carinho e festa. Os alunos insistiram para aparecerem em fotos comigo. Muito simpático!
À noite fui com uma professora (Maria Helena Bier Maia) e a família para o tradicional “seguimento” de frutos do mar, no restaurante do Chico. Tão bom! Maria Helena é uma mulher inteligente, fala muito e fala sempre coisas muito interessantes. Uma noite memorável.
No sábado, como uma gentileza muito especial, programou uma visita à fazenda de Max Hablitzel, um suíço que se dedica às orquídeas e às bromélias. Mora dos arredores de São José, “no continente”, às margens da BR-101.
A casa da antiga fazenda — agora desmembrada para dar lugar a um bairro residencial e a um parque industrial —
é maravilhosa! Grande, sóbria, elegante. Um estilo colonial com traços teutônicos. Os jardins são bem cuidados e a grama parece um tapete verde e macio.
As bromélias e as orquídeas estão por toda parte! Para não falar dos galpões e estufas, ou melhor, dos espaços com tablados e coberturas com plantas dependuradas, aos milhares!
Nunca vi nada tão grandioso, tão fantástico, tão bem organizado, tão limpo! Uma imensa área, e diversas aleias e ambientes, conforme as exigências de cada gênero de planta.
Havia centenas de orquídeas floridas, tão sadias, tão belas!
Há pouco mais de um ano dedica-se ao cultivo de bromélias e já as está ainda se familiarizando com as denominações,
mas é uma questão de tempo, logo estará dominando tanto a taxonomia quanto as técnicas de hibridação, como faz com as orquídeas.
Uma tarde maravilhosa!
Fui para o aeroporto muito feliz com a hospitalidade e com a generosidade do anfitrião, com uma caixa de bromélias.
Literalmente, sobre as nuvens!
|